Open top menu
6 de dez. de 2012

Título: A Culpa é Das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama, Romance
Ano/Edição: 2012/1
Onde você pode comprar? Livraria SaraivaSubmarino

Cá estou eu mais uma vez fazendo resenha sobre mais um livro incrível do incrível John Green. Se Quem é Você Alasca? te fez chorar, A Culpa é das Estrelas vai fazer muito mais (na minha opinião). Mas não se engane, não é uma história deprimente nem nada. É até ótima pra refletir diante dos diálogos das personagens. O livro conta a história de Hazel Grace, uma garota que está na fase terminal do câncer, não gosta muito de sair (e nem pode se dar ao luxo), mas estuda, ouve música e é apaixonada por bons livros. Um deles é Uma Aflição Imperial, que inclusive é muitíssimo citado por ela no decorrer da história. Pois bem. Hazel vai num grupo de apoio de adolescentes com câncer empurrada pela mãe e se simpatiza com o jovem Isaac (eu também me simpatizo), um garoto que tem um tipo raro de câncer no olho. Um dia, ele leva um amigo, Augustus Waters que é um sobrevivente do câncer e lá ele e Hazel acabam se envolvendo de uma maneira diferente. Augustus, Hazel e Isaac dão um trio perfeito assim como Alasca, Miles e Chip em Quem é Você Alasca? apesar dos temas serem bem diferentes. A temática de A Culpa é das Estrelas é um pouco mais forte obviamente. Porém, mais do que nos fazer pensar no câncer em si, nos faz pensar no amor entre jovens. Isso porque alguém numa fase terminal que não respira sem ajuda de aparelhos pode sim se apaixonar e viver uma história de amor. Uma das grandes preocupações da vida da jovem Hazel são seus pais que se dedicam inteiramente a ela. O medo de deixa-los caso ela morra. Mas, após conhecer Gus (apelido do Augustus) a vida dela da uma reviravolta e eles fazem tudo aquilo que se tem o direito de fazer. Acho interessante uma sátira que o Gus faz com o cigarro. Isso porque ele não fuma, apenas deixa o cigarro apagado na boca. Mas não, não vou spoilar. Ah, não posso me esquecer do Ok também, que é a maneira de flertar dos dois. Enfim, leia e você entenderá! Tem o Isaac também, que tem que enfrentar problemas relacionados ao seu namoro onde o Gus e Hazel são de grande ajuda pra ele. Quando estava lendo o livro me esquecia as vezes que eles tinham câncer, porque o John Green os abordava de uma maneira muito natural. E acredito que é assim que deve ser. Eles dirigem, jogam videogame, fazem de tudo. É incrível. Pra não prolongar muito vamos aos quotes:

"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora pra outra."

“Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso."

"Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você".

Ela é tão linda! Não me canso de olhar para ela. Não me preocupo se ela é mais inteligente do que eu: sei que é. É engraçada sem nunca ser má. Eu a amo. Sou muito sortudo por amá-la.

E guarde essa: "Alguns infinitos são maiores do que outros."







Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

2 comentários:

  1. Me dá vontade de chorar só de lembrar... sem dúvida um dos melhores livros que já li, e uma história muito linda. ;_;

    ResponderExcluir
  2. quando tava vendo esse trailer ontem fiquei lembrando também e me deu vontade de chorar ADASKDL

    ResponderExcluir