Lembra de quando você tinha 11 anos e passou o primeiro semestre esperando fervorosamente por Julho, quando sua carta de Hogwarts deveria chegar? Lembra de como foi um desapontamento enorme ver dia 1º de Setembro chegar e nada de você indo para a estação 9 3/4 para pegar o Expresso de Hogwarts? Pois é, todos nós passamos por isso, maldita tia Rowling que nos iludiu! (Nunca vou esquecer minha felicidade, orgulho e esperança quando li no Cálice de Fogo que havia uma escola de bruxos no Brasil.)
Pois bem. JK Rowling resolveu que ainda tinha muita coisa sobre o mundo bruxo para nos mostrar, e o que ela fez? Nada mais, nada menos que criar um site completamente interativo - isso mesmo, completamente interativo, 100% em flash -, onde você pode ser o bruxo (ou bruxa) que sempre quis ser. Já pensou visitar seu cofre no Gringotes, pegar uma grana legal lá e sair para comprar uma coruja no Beco Diagonal? Fazer feitiços e poções? Passar por todos os obstáculos impostos pelos professores só para salvar a Pedra Filosofal? É isso aí, minha gente, tudo isso você pode fazer no santo Pottermore.
Enquanto estava na pré-produção, o Pottermore só era um sonho. Havia um vídeo de JK na página inicial nos convidando a participar, falando sobre como ela havia aberto algumas das mais de mil portas do mundo de Harry Potter da mente dela para a produção do site, sobre como ela mostraria curiosidades de coisas que nunca imaginamos que alguém poderia pensar tão à fundo. Você cadastrava seu email e esperava (fervorosamente, novamente) por uma resposta lhe dizendo para correr no link e terminar seu cadastro. E foi amor à primeira vista.
Portanto, meus caros amigos bruxos (ou trouxas?), resolvi fazer uma lista dos 5 (principais) motivos para se cadastrar no Pottermore.
1. Poção Polissuco...
... Ou assim pode-se dizer de viver alguns capítulos da vida de Harry. Como o site acompanha as histórias dos livros, você participa de quase tudo o que eles contam sobre a vida do "garoto que sobreviveu". E isso inclui os tempos dele com os Dursleys. Portanto você vai desde a visita ao zoológico (inclusive com a libertação da Boa constrictor) até o aparecimento de Dobby na noite do jantar superespecial de Tio Valter (e você até tem que fazer o pudim de Tia Petúnia sobrevoar pela cozinha de ponta a ponta por 15 segundos antes de deixá-lo espatifar no chão). A vida na Rua dos Alfeneiros nº4 toma um ângulo bem diferente - e muito mais profundo.
Screenshot de uma das visões da Rua dos Alfeneiros no primeiro livro, mostrando Minerva em sua forma animaga.
2. "A varinha escolhe o bruxo...
... E não o bruxo escolhe a varinha." Pois é, meus belos rapazes e moçoilas, lembram de como todos imaginávamos como seria comprar nossa varinha? Mesmo depois de ver no filme, a gente queria experimentar por nós mesmos. Pottermore possibilita isso. Tudo o que você tem que fazer é ir à loja de Olivaras e responder a uma série de perguntas sobre seu perfil bruxo. No fim das contas ele lhe dá sua varinha, com todas as características, e até te diz para qual tipo de feitiço ela é melhor. O rapaz trabalha bem! Nesse mesmo estilo você faz sua seleção para a casa à qual você pertence - e pelo resto do jogo você acumula pontos para ela, e até rola Taça das Casas no fim do ano letivo.
Clicando nos mágicos botões azuis você responde aos questionários que ajudam sua varinha a te escolher e o Chapéu Seletor a te "classificar".
3. Fortius Quo Fidelius
Frase em latim para "Força através da lealdade" (apesar de procurar, não consegui encontrar em lugar nenhum a tradução oficial para português desse motto, mas segundo à Harry Potter Wikia ele existe mesmo), o lema do Banco Mágico de Gringotes. No Pottermore você tem sua própria conta no banco, onde você vai acumulando o dinheiro que recebe no começo de cada ano letivo (viu como esse pessoal de Hogwarts é bom? Eles lhe dão dinheiro pra ajudar a comprar os livros!) e os galeões que encontra soltos pelos cenários (chamados "moments"). Quando você chega no Beco Diagonal para comprar seus livros, você pega alguns galeões no Banco e se diverte pelas lojas.
Você começa com 500 galeões e vai acumulando durante os momentos. E então você pode voltar para o Beco Diagonal e comprar tudo o que quiser nas lojas desbloqueadas.
4. Sol, margaridas, amarelo maduro...
Torne amarelo este rato burro! É, eu sei que esse não é o melhor exemplo de feitiço (afinal isso é Harry Potter e não bruxas da Disney), mas acho que todos temos uma certa afeição pelo primeiríssima tentativa - frustrada, como sempre - de Rony de se mostrar um exemplar bruxo de sangue puro. Isso é outra coisa na qual o Pottermore não falha: possibilitando nossa participação em algumas aulas (poucas, é verdade, mas ainda assim é interessante ver o professor Binns flutuando na frente do quadro negro), as de Feitiços e de Poções não passam em branco. Para tanto podemos recolher ervas e outras coisas dos cenários, que ficam na nossa aba de poções, assim como comprá-las no Boticário sempre que quisermos. Quanto aos feitiços, sempre temos um Clube de Duelos à nossa disposição. Cada poção finalizada e duelo vencido são gratificados com pontos para a casa, e a poção ainda fica disponível para ser dada de presente à algum amigo necessitado.
No duelo bruxo você tem que apertar a letra na hora exata que a varinha a alcança, e para fazer poções você deve seguir as regras dadas pelo livro das aulas do professor Snape.
5. Extra, extra, extra!
Talvez o melhor dos pontos positivos do Pottermore, os conteúdos exclusivos da tia Joanne são muitas vezes de tirar o fôlego. Como esperado de uma escritora que criou um novo mundo por completo dentro da cabeça, há muitas camadas da cebola esperando ser descascadas sobre tudo nessa história. Ela trás complementos para coisas que já sabemos e para outras, trás uma nova visão completamente diferente da que tínhamos. Personagens, locais e objetos - tudo o que ela acha que precisa ser aprofundado tem vez no que eles chamam de J. K. Rowling's thoughts. E mesmo que alguns tenham descrições mínimas, cada capítulo tem aquele wall of text sobre alguma coisa que você descobre no cenário. E os fãs pensando que sabiam alguma grande porcentagem da história, hein!
Um dos "desabafos" da mamãe-Potter.
Mas nem tudo é um mar de rosas. O site, que ainda está em sua versão beta, trás apenas o primeiro livro e os 12 primeiros capítulos da Câmara Secreta disponíveis para diversão. E eles são curtinhos! Então, enquanto esperam (fervorosamente) pelo lançamento dos próximos capítulos, os fãs voltam aos anteriores para recolher o que podem encontrar pelos cenários e fazer mais poções, duelam com outros participantes e interagem uns com os outros nas Salas Comunais de suas casas. Afinal, eles têm uma Taça das Casas para vencer e tudo o que for recolhido ou produzido por eles lhes rende pontos.
Pottermore é um site que funciona bem para ambos os lados: os fãs ficam satisfeitos com a interação quase direta com o mundo bruxo e Joanne fica satisfeita por poder dividir mais da história com os admiradores. E quem não quer saber mais sobre o bruxinho que encantou a todo mundo com sua estranha cicatriz, sua história bastante tortuosa e seu enorme coração? Aos trouxas, minhas sinceras desculpas por não poderem participar. Aos bruxos e abortos, lhes digo duas coisas apenas: sigam sempre as aranhas... E Weasley é o nosso rei!
Aliás, por terem me suportado por mais um post tão longo, trago também o vídeo (legendado) de anúncio do Pottermore.
Obrigada por acompanharem o Poser Side! Fico por aqui mais uma vez, mantendo meu MO de posts gigantescos, porém cheios de amor. xx, Liss.
Eu fui quente jogar Pottermore e acabei tudo na velocidade da luz, aí cheguei na Câmara Secreta e kdkdkdkdk, fiquei pra morrer :(
ResponderExcluirEu também fiz isso quando entrei, joguei o negócio todo, daí quando chegou no fim do primeiro livro e ficou aquela tela de blocked eu só faltei chorar :c
ResponderExcluirMas volta lá que sempre tem alguma coisa que a gente deixa passar, né. Plus, tem que ler os extra tudo o_o
Nossa, eu tenho mas faz muito tempo que eu não jogo (nem lembro o meu nick). Sou da Corvinal, huhu. E vocês?
ResponderExcluirSou da Sonserina <3
ExcluirTambém fiquei na Sonserina OISHAOIEHIO
ExcluirCorvinal, muito mais legal. RISOS kkkkkkkkkkkkk
Excluirps que já conheço uns 3 da sonserina, estou rodeada de cobras.
Excluir