Para acompanhar vocês vão precisar usar essa imagem.
Passo 1: Frames
Não importa se você está transformando um vídeo em gif ou até refazendo um gif já pronto (que é o caso desse tuto), você precisa ter frame por frame do vídeo/gif para usá-lo no Photoshop. Eu creio que existam programas que façam o Ps ler gif, mas eu os desconheço, então faço o trabalho manualmente. É simples: abra o gif/vídeo no seu reprodutor de vídeo (eu uso o MPC), dê pause e passe os frames segurando o CTRL e apertando a seta da direita (>). O próprio reprodutor te dá a opção de salvar o frame, mas se quiser pode sempre dar um SS e salvar pelo próprio Photoshop. Repita a operação com todos os frames. O número de frames fica por sua conta - 5, 10, 15; quantos quiser. Eu pessoalmente nunca deixo passar dos 30. Nesse caso teremos 20.
Passo 2: Arquivo
Depois que você tiver todos os seus frames lindos e salvos, prontos para serem usados, puxe-os para o Photoshop. Espere as mil e uma janelas abrirem (se você tiver um bom coração puxe um por um) e depois coloque-os, em ordem, em um só arquivo. Não se preocupe se parecer que tem uma layer a menos - lembre-se de que o primeiro frame vai estar como "Background".
Passo 3: Criar
Agora começa a diversão (rçrçrç). Depois de preparar o arquivo e deixar os frames em ordem, vá em Window > Animation. Desative a visibilidade de todas as layers, menos da primeira. Clique no botão de duplicação da janela de Animation, ele criará outro frame. Ative a visibilidade da layer seguinte. Você terá dois frames diferentes. Faça o mesmo (duplicar > visibilidade) com todas as layers seguintes até ter todos os frames prontos (lembre de checar se a quantidade ficou a mesma que você tinha antes de ir ao Photoshop). Para ter certeza de que não tem frame faltando, pressione play e veja seu gif rodar. Você pode também escolher a velocidade da troca de frames - é só clicar no lugar onde diz "0 sec". Ele vai lhe dar algumas opções e as duplicações seguintes seguirão a opção escolhida. Mas lembre-se: às vezes, quando você salva o gif, ele fica com um leve delay. Então é preferível escolher a opção de velocidade na hora de salvar.
Passo 4: Salvar
Depois de preparar todos os seus frames (plz terminamos amém) vá na aba File e clique em Save for Web & Devices - sim, Save for Web & Devices, nada de Save normal. Você pode ver como seu gif vai ficar (já com o suposto delay) apertando no play dessa aba. Vá em Save, normalmente escolha onde quer salvar e o nome que quer dar, e lembre-se de deixar o formato na primeira opção: Images Only (*gif). Salve e pronto, você tem um gif :3
Resultado:
E é isso aí, gente bonita, cliquem nas imagens para aumentar e sejam felizes. Espero ter servido de alguma coisa. xx, Liss.
quando eu salvo, a primeira layer aparece em todos os frames, eu tirei a visibilidade dela, e dai ficou a segunda aparecendo em todos os outros
ResponderExcluir